domingo, 29 de janeiro de 2012

História do Hockey

Hello everyone !!

How are u guys doin' ? Hope's everything going well.

Hoje é meu dia de folga e estou em casa, relaxando, ao som de muita música. Coisa que eu amo fazer: ouvir música.

Faz um tempinho atrás, me inscrevi para receber alertas pelo Google sobre o assunto Canadá. Todo dia recebo emails com noticias relacionadas ao Canadá e, as vezes acha-se algo interessante, como o blog da ESPN em que encontra-se a história do hockey. O post de hoje é uma curiosidade. Pra quem mora no Canadá ou vau morar um dia, em vez de ouvir notícias do futebol, serão hockey news.

Breve história do hóquei no gelo e da NHL

O hóquei não tem uma origem certa e são muitas as teorias à respeito de como e quando ele surgiu. A teoria mais bem aceita é que esportes de taco e bola, como o Hurley, Shinty e também versões antigas do hóquei de campo foram trazidos por imigrantes ingleses e adaptados no Canadá, durante o século XIX. Acredita-se que a origem do hóquei moderno ocorreu em Windsor, na Nova Scotia, pelos estudantes da Kings’s College, ou por jogos praticados em Darthmond e Halifax.

Vários lugares pelo Canadá adaptaram os esportes trazidos pelos ingleses que foram mudando aos poucos, e tiveram vários jogos com algumas diferenças entre si, sendo muitos desses jogos disputados em lagos congelados com um grande número de pessoas, sendo bem físicos e agressivos. Nessa época, com base na ausência de regulamento, acredita-se que tenham surgido as brigas no hóquei, pela falta de regras que encorajava os jogadores a buscarem um jogo mais psicológico. Com o passar dos anos, as brigas se tornariam parte da tradição do esporte.

O primeiro jogo indoor de hóquei no gelo aconteceu em Montreal, no Victoria Skating Rink, em 3 de Março de 1875, com nove jogadores de cada lado. Este jogo foi disputado com um puck (disco) e não uma bola, como era o costume. O objetivo desta alteração era fazer com que o puck (disco) fosse menos à platéia (o que era comum com uma bola), uma vez que neste primeiro jogo o rink não era cercado pelas bordas.

Após a primeira partida, o esporte ganhou popularidade ao ponto de decidirem organizar um torneio para sua disputa. Este torneio ocorreu em Montréal, em 1883, com a participação de times amadores e universitários, com sete jogadores em cada lado. O grande campeão deste torneio foi também o primeiro time de hóquei a ser fundado na história: o McGill University Hockey Club.

Em 1888, Lord Stanley of Preston, Governador do Canadá, cujos filhos e filha adoravam hóquei no gelo, foi ao torneio em Montréal e ficou impressionado com o espetáculo que o esporte proporcionava. Em 1892, por não haver nenhum prêmio ao melhor time do Canadá, ele usou como troféu uma travessa decorativa de prata, que deu origem ao Dominion Hockey Cup, que depois ficou conhecido como Stanley Cup (em português, a Copa Stanley). O primeiro time campeão da Dominion Hockey Cup foi um dos muitos times existentes em Montreal na época, o Montreal HC.
Naquela época havia centenas de times e ligas espalhados pelo Canadá, e, em Winnipeg, os goleiros adaptaram a proteção do cricket nas pernas, para o Hóquei no Gelo. O esporte se tornou popular também nos EUA, tendo a primeira liga amadora fundada em Nova York, em 1896.

Em 1902, a primeira liga profissional foi criada nos EUA: a Western Pennsylvania Hockey League que, em 1904, mudou de nome para International Professional Hockey League (IPHL), contratando muitos jogadores canadenses. Em resposta, as ligas canadenses começaram a pagar os jogadores e com isso a IPHL faliu.

Em 1910, foi criada em Montréal, a National Hockey Association (NHA) que mudou algumas regras do jogo. Dentre elas, merecem destaque as seguintes: o jogo passou a ser dividido em três tempos de 20 minutos e as penalidades passaram a ser divididas em minor penalty e major penalty. Em razão de conflitos do time Toronto Blueshirts com os outros times da NHA, os clubes Montréal Canadiens, Ottawa Senators e Quebec Bulldogs se reuniram e decidiram criar a National Hockey League (NHL).

OS PRIMEIROS ANOS DA NHL E OS SEIS ORIGINAIS

Inicialmente havia a NHL, a Pacific Coast Hockey Association e a Western Canada Hockey League e os campeões de cada liga competiam pela Copa Stanley. Este formato de disputa durou até 1926, quando as outras ligas acabaram e restou apenas a NHL, que passou a ter a Stanley Cup como prêmio exclusivo.

Em 1924, a liga cresceu e foi fundado o Montreal Maroons, que mandavam seus jogos em uma arena recém construída, o lendário Montreal Forum, que seria a casa também do Canadiens. Em seguida, a expansão chegou aos EUA, sendo fundado o Boston Bruins. O Bruins foi a primeira equipe americana a entrar na liga. Surgiu também no nordeste americano um outro time, o New York Americans, que iniciou suas atividades em 1925, após o fim do Hamilton Tigers. Logo após a entrada dos Americans na NHL, a expansão continuou com a chegada Pittsburgh Pirates.

Tex Rickard, proprietário do Madison Square Garden, ficou tão impressionado com a popularidade dos Americans que resolveu criar um novo time em New York. Com isso, em 1926 surgiu o New York Rangers.

A popularidade do hóquei estava em plena expansão na década de 20, confirmada pela entrada do Chicago Blackhawks e o Detroit Cougars (que se tornou o Red Wings), após a Liga comprar os ativos da extinta WCHL. A NHL ia se solidificando como a grande liga de hóquei no gelo na América do Norte.

O empresário canadense Conn Smythe comprou o Toronto St. Patricks, em 1927, e o renomeou imediatamente para Toronto Maple Leafs. Quatro anos mais tarde, em 1931, foi construída a arena que seria sua casa pelas próximas décadas, o Maple Leaf Garden.

A Grande Depressão de 1929 e o período da Segunda Guerra Mundial ditaram novos rumos da NHL. Os Pirates se tornaram Philadelphia Quakers, em 1930 e o Ottawa Senators se tornou St. Louis Eagles, em 1934. Ambas mudanças duraram apenas por um ano.

O time franco-canadense dos Canadiens seria quase vendido e movido posteriormente para Cleveland, Ohio, em 1936. Porém, um trio de investidores o manteve na cidade de Montreal. Os Maroons, time da ala inglesa da cidade, não sobreviveria à crise, suspendendo suas operações em 1938. O New York Americans foi outro que fechou suas portas em 1942, em meio a guerra que aterrorizava o mundo. 

Com todas essas mudanças, a NHL foi reduzida a apenas 6 times, na temporada de 1942-43: Boston Bruins, Chicago Blackhawks, Detroit Redwings, Montreal Canadiens, New York Rangers e Toronto Maple Leafs. Por esta razão, estas equipes são conhecidas como o “Original Six” (Seis Originais). 


See u all later !! 

Um comentário:

  1. Ha, que legal! Sempre achei que essa "national" hockey league era dos EUA! Legal saber que o national é do Canadá e os americanos é que entraram de gaiato!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita ! Volte sempre !!