quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Como isso é visto no Canadá ?

Salut tout le monde !

Comment ça va ?

Hoje, como tem sido desde o início do ano nas quartas pela manhã, tive aulinha de francês. Durante um exercício onde tinha que transformar uma frase para o futuro simples, surgiu uma expressão do mercado de trabalho, muito conhecida. Horas Extras. Pelo que meu professor me ensinou, em francês se diz
 des heures supplémentareires. Ele normalmente faz comentários sobre as experiências de vida dele, quando surgem expressões assim e hoje, o comentário que ele fez sobre suas experiências profissionais na França, além de uma relacionada a uma empresa americana da Califórnia), foi que um funcionário que faz horas extras é mal visto, pois significa que ele não conseguiu realizar o trabalho dele à tempo. Meu professor ainda comentou sobre essa empresa da Califórnia, que chegava 17h e não tinha mais ninguém nem para dar atendimento telefônico. Que as pessoas saiam do trabalho e iam para a praia. E, se eu entendi direito teve um funcionário dessa empresa que um dia não saiu junto com os outros no horário.




Pelas minhas experiências trabalhando em Hotel, não acho que fazer hora extra seja mal visto, pelo contrário. Ou na verdade, muitas das vezes é abuso do chefe. Ou falta de organização. Digo por experiência própria.
No verão de 2010/2011 eu trabalhei num hotel de praia como encarregada pelo almoxarifado. Estava sempre em contato com o responsável desse setor no hotel da cidade e, não era sempre que eu tinha que ir fazer compras. Mas por exemplo, nesse hotel tem piscina e tem o bar, com lanches, bebidas e tudo mais. Acontece que nesses lanches leva alface, além de outras coisas. Seguidas foram as vezes que tive que sair a cata de alface, na hora ou perto da hora de ir embora. E isso acabava me obrigando a fazer hora extra. Muitas das vezes, eu disse que antes que deixassem o restaurante à noite, que deixassem uma lista pra mim com que o faltava para que eu colocasse no pedido que enviaria ao hotel da cidade ou então fosse mais cedo comprar. Pra que ? Nunca fizeram isso. Sempre sobrava para a Catherine aqui fazer hora extra. E no verão, cansa mais. Eu estava sempre correndo de um lado para outro fazendo minhas tarefas. Ai chega perto da hora de ir embora e, o que a gente mais quer é acabar logo o que tem pra fazer e não arrumar mais serviço. Por isso mencionei a falta de organização e até mesmo, podemos acrescentar a responsabilidade dos colegas com o trabalho. Vocês não tem noção de como eu ficava com raiva cada vez que isso acontecia.

Sabem como é essa questão das horas extras no Canadá ?

Fico por aqui.
Abraços a todos os leitores do Canadian Dreams.
Catherine

Um comentário:

  1. Aqui depende do acordo coletivo feito com o seu sindicato, as vezes a hora extra eh prevista e paga, e as vezes nao. Meu marido nao recebe hora extra, e ele trabalha bem mais do que 40 horas semanais. Mas ha outros funcionarios na empresa onde ele trabalha que recebem hora extra, por um valor mais alto do que a hora trabalhada, e esse valor esta previsto no acordo coletivo da categoria.
    Abracos!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita ! Volte sempre !!