sexta-feira, 22 de outubro de 2010

French Class

Bonjour, mes amis ! Comment ça va ?
Espero que estejam todos bem.


Desculpem meu sumiço. Muito trabalho, curso online terminando e outros compromissos. Por isso a falta de posts por aqui.
Faz um tempo, andei olhando esse site canadabrasileiro.com e encontrei umas reportagens sobre o idioma francês. Eu sigo meus estudos, mas agora faço 1 aula por semana e, acho que não rende tanto quanto estava rendendo fazendo 2 vezes por semana. Mas tivemos que trocar o horário diversas vezes devido a falta de disponibilidade à noite do professor. Espero poder voltar com as aulas 2 vezes por semana logo.


Na primeira reportagem, temos um vocabulário bem básico do idioma, com expressões do tipo:


Obrigado (a) = Merci (pronúncia: mêr-ci)
Não, obrigado (a) = Non, merci (pronúncia: nõ mêr-ci)

Por favor = S’il vous plaît (pronúncia: sill vu plé)
Desculpe!/Perdão! = Pardon! (pronúncia: par-dõ)
Mil desculpas! = Je suis vraiment désolé (pronúncia: je su-í vrré-mã de-so-lê)
Com licença, por favor = Pardon (pronúncia: par-dõ)
Pode me dizer …? = Pouvez-vous me dire …? (pronúncia: pu-vê vu me dir)
Pode me dar …? = Est-ce que je pourrais avoir …? (pronúncia: és-ke je pur-ré a-vo-ar)
Deseja um/uma …? = Est-ce que vous voulez un/une …? (pronúncia: és-ke vu vu-lê ã/i-ne)
Gostaria de …? = Est-ce que vous voulez …? (pronúncia: és-ke vu vu-lê)
Quanto custa? = Combien ça coûte? (pronúncia: com-bi-ã ça cu-te)
Pode me ajudar? = Pouvez-vous m’aider? (pronúncia: pu-vê-vu mé-dê)
Não compreendo = Je ne comprends pas (pronuncia: je ne com-prrã pa)
Não sei = Je ne sais pas (pronúncia: je ne sé pa)
Eu me perdi = Je me suis perdu (pronúncia: je me su-í per-di)


Entre outras expressões. Você pode checar toda a reportagem aqui .


Na segunda, algumas dicas e expressões, como por exemplo o uso do verbo querer (vouloir) que no caso de uma frase cortês, você utiliza a expressão Je Voudrais (que significa Eu gostaria) e no caso de você querer pedir alguma coisa, utiliza a expressão
Je veux (que significa Eu quero).


Veja os exemplos:


Tu veux du vin? (Ti vê di vã?) – Você quer vinho? (informal)
Je voudrais une bière, s’il vous plaît (Je vudré in biérr, sill vu plé) - Eu gostaria de uma cerveja, por favor (formal)


Acompanhe o restante desta reportagem aqui .


E, na terceira reportagem, encontramos links de cursos online do idioma para aqueles que não tem tempo de frequentar aulas presenciais ou querem estudar além (em casa). Já me inscrevi em um, mas se dizer a vocês que ainda não fiz nada lá, acreditam em mim ? Mas pelo menos estou indo a aula 1 vez por semana (aula presencial). Acho que o dia podia ser mais longo, tendo 30 horas de duração e ão 24h. Assim pode ser que tivesse mais tempo.


Dentre os links citados na reportagem, estão: avangardix , weblinguas , livemocha (o qual me inscrevi) , Phonetique , academie-francaise.fr/ , Le Devoir (conjugação verbal) , clicnet.swarthmore.edu , Imagiers.net entre outros.


Veja mais aqui .


Boa Sexta-Feira !
@SonhoComCanada



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita ! Volte sempre !!