segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Maple Syrup

Queridos leitores, outra curiosidade que encontrei nesses últimos diasna internet, trata-se sobre o título do post: maple syrup. Já ouvi dizer que tem pra vender em Porto Alegre,RS  por 16 reais.

Mas para quem tem curiosidade sobre a história desse produto, confiram abaixo o material enontrado no tecla sap.


Os imigrantes da Europa aprenderam com os índios do Nordeste da América do Norte a colher a seiva da árvore bordo. Em março, com a chegada da primavera, a seiva é retirada da árvore num processo semelhante àquele da extração da borracha. O líquido ralo e meio branco é então fervido até se transformar em uma calda dourada. São necessários 40 litros de seiva para obter somente um litro de calda.
Por 200 anos, o maple sugar era o ingrediente usado para adoçar comida. Quando a cana-de-açúcar chegou das Antilhas, foi usada principalmente para a produção de rum. Até pelo menos 1860, o maple sugar era mais barato que o açúcar.
Hoje, o Maple Syrup (também escrito sirup) é amplamente comercializado. Há várias qualidades de calda 100% puras no mercado, e também produtos de calda de açúcar com uma pequena porcentagem deste líquido caro, só para dar o sabor. (A legislação federal americana, porém, exige que o produto tenha pelo menos 35% de seiva de bordo para conseguir o uso do nome Maple Syrup.)
Ainda outros produtos de calda de açúcar são feitos com uma quantidade pequena de essência de maple. Estes são normalmente vendidos com o nome de Pancake Syrup. Essa essência pode ser comprada na maioria dos supermercados dos Estados Unidos e rende uma calda saborosa e abundante. É claro que nunca será como o legítimo maple, mas com certeza facilita a vida do turista que quer trazer para casa algo especial. Você pode achar as essências na seção de temperos no supermercado. As instruções de preparo são:

  • 2 xícaras de açúcar
  • 1/4 xícara de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de Karo
  • 1 xícara de água
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • 1/2 colher de chá de imitation maple flavor
1. Junte os açúcares, o Karo e a água numa panela. Mexa até os açúcares se dissolverem. Quando levantar a fervura, tampe e ferva em fogo baixo por 10 minutos. Não mexa.
2. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Acrescente a baunilha e o maple flavor. Mexa só o suficiente para misturar. Rende 2 xícaras. Sirva com Pancakes, Waffles ou French Toast.

That's all folks !

2 comentários:

  1. Uhmmmm, isso deve ficar bom!
    Aqui no Rio tem Maple Syrup pra vender em boas delicatessen.
    Abçss,...

    ResponderExcluir
  2. Ola amiga, olha eu nunca tinha experimentado antes de morar no Canada. Hoje em dia nao vivo sem... E bom demais, ne? Bem, q podiam inventar um que nao engorda-se... kkkk bjuuu

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita ! Volte sempre !!