domingo, 6 de fevereiro de 2011

Reading about it

Boa Tarde pessoas !


Num dia de domingo, com calor e de folga, sem muita coisa para fazer, vamos é ler e buscar informações para fazer nosso sonho realidade, algum dia. No fundo, espero que esse dia não demore muito a chegar, mas sei que muita coisa ainda precisa acontecer, até que enfim, eu possa dizer: BYE BYE BRASIL !


Amanhã, segunda-feira, sai o resultado da universidade, quanto às vagas para portador de diploma, no meu caso, no curso de administração. Eram apenas 5 vagas e sei que umas 40 pessoas se inscreveram. Vamos esperar e torcer !Quem sabe não volto a ter aulas ainda esse mês.


Vai ser estranho entrar na faculdade de novo, sabendo que provavelmente terei aula com pessoas que recém se formaram, mas...tudo pelo sonho de ir embora para o #Canadá. Faço qualquer coisa para que esse sonho deixe de ser sonho para se tornar realidade. Chego a sonhar acordada com o dia desse sonho ser real.


Mas o post de hoje não é para falar disso, de uma certa forma sim, mas não é o objetivo principal. A questão é, que fico procurando reportagens na internet e acabo abrindo o link e deixando, deixando. Até resolver ler. O que aconteceu hoje. Resolvi ler duas reportagens. Uma fala sobre uma pesquisa feita com os canadenses, que mostra que Sherbrooke é a cidade mais feliz do país e, outra tratando-se de Ottawa-Gatineau como a melhor cidade para se viver.


Leiam, as duas,porque vale a pena. Principalmente, na segunda, que relata coisas que provavelmente muitos de nós sabemos, as vezes não acreditamos e por aí vai. 



"...O Canadá e considerado um dos melhores lugares do mundo para se viver. País organizado, economia forte e estável, povo educado e de natureza exuberante, o Canadá recebe milhares de imigrantes todos os anos vindos das diferentes partes do globo. A miscigenação de culturas faz do Canadá um país verdadeiramente cosmopolita, onde povos e culturas se misturam e exercem uma importante parte no desenvolvimento e crescimento do país.
A decisão de mudar de país e imigrar, começar do zero, é muito importante. Deixar a família, cultura, emprego, amigos e tudo que conquistou são difíceis para qualquer um. Os motivos são vários: melhores oportunidades de trabalho, o começo de uma vida nova e fuga da violência, além da busca de qualidade de vida são alguns deles.
Muitos que escolhem o Canadá como novo pais se deparam com uma nova decisão. Para onde ir? Qual cidade? Onde morar? O Canadá é imenso e cada região, província e cidade tem suas particularidades. A escolha deve ser baseada no estilo de vida de cada um, domínio do inglês e/ou francês e área de trabalho..."
Com certeza a decisão de ir embora não é fácil, nem um pouco fácil. Eu sei porque morei quase 6 anos sozinha, mesmo não sendo fora do país, foi em outro estado, longe de minha família e dos amigos que eu já tinha na minha cidade natal. Mas, essa vontade de ir é cada vez mais forte, que eu não consigo controlar e, qualquer coisa que falem ou fazem com a intenção de me fazer mudar de idéia não vai ser forte o bastante para que eu desista desse sonho.
Depois de morar quase 6 anos em Florianópolis, SC, onde cursei Hotelaria e fiz minha pós em Finanças, não é NADA fácil voltar a morar com papai e mamãe. Quem já passou por isso me entende eu tenho certeza. A gente acaba se acostumando sozinha, podendo fazer o que quer, quando quer e não tem ninguém falando, incomodando ou qualquer coisa do gênero por perto. E voltar pra casa de pai e mãe não é assim, pelo menos não aqui. Eu me sinto mais livre, mais independente morando sozinha. Não que eu goste de ficar sozinha, não que eu goste de fazer tarefas domesticas (salvo cozinhar, isso pra mim é como se fosse terapia, ainda mais fazê-lo ouvindo uma boa música), mas são coisas que com o tempo a gente acostuma e, acaba não sendo tão chato, justo quando pensamos que estamos realizando um sonho.
Pra mim, a experiência de morar sozinha em Floripa foi super enriquecedora. Fiz amizades, conheci lugares que talvez não fosse conhecer, adquiri muito conhecimento, mas o que me fez retornar, foi o fato de pagarem muito mal nos Hotéis, em que eu cheguei a fazer entrevista no último verão, antes de retornar. Faz um ano que voltei (sem contar que só fui buscar minha mudança em maio, voltei em dezembro de 2009) para minha cidade natal.
Aqui, consegui um emprego (este verão) de assistente administrativo em um Hotel da praia, uns 20 Km da cidade onde moro. Trabalho 6 vezes por semana, faço muita hora extra e no final do mês, quando vejo o contra-cheque com 520 reais, como foi o último, me deixa com tanta, mas tanta raiva, que isso só deixa me sonho de ir para o Canadá mais forte e mais vivo dentro de mim. Mesmo sabendo que a vida lá fora não é fácil, mas a impressão que tenho é que os profissionais são mais valorizados. Por isso a lista das profissões, do processo federal canadense. Não é qualquer um que eles querem. Por isso, me inscrevi na administração e, espero muito conseguir,
Será outro passo na realização do meu sonho. Aqui eles não se preocupam com o funcionário, se está com dor, se está doente, se não se sente bem (emocionalmente, fisicamente...) nada disso importa, eles só querem alguém trabalhando. Aí eu penso, para que estudar (fazer graduação,pós, estudar milhões de idiomas etc) se você chega no mercado de trabalho , se mata trabalhando quando consegue emprego e no final do mês ganha essa miséria toda ? Enquanto tem gente fingindo que trabalha roubando daqueles que trabalham, muitas vezes sem estudo nenhum e ganhando até 10 vezes (ou mais) a mais do que a gente, que ganha um salário mínimo e tem que se contentar.
São coisas que eu não aceito e, por isso quero tentar a vida fora daqui. Eu ignoro quando dizem mil e uma coisas tentando me fazer desistir. Preciso ir e ver se consigo me dar bem lá. Como diz o ditado, vivendo e aprendendo. Só vou saber se vai dar certo ou não se tentar, se for para o Canadá e fizer tudo que estiver ao meu alcance para ser feliz lá. Porque aqui, eu não sou feliz. Nem um pouco. Para viver bem no Brasil tem que fazer concurso público !
Mas enfim, leiam as duas reportagens no seguintes links:

Have a great week !!
@SonhoComCanada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita ! Volte sempre !!