segunda-feira, 4 de abril de 2011

Toronto - part 2

Olá ! Boa Tarde !

Espero que o mês de abril tenha começado bem para vocês. E, espero que para mim, as coisas melhorem LOGO.

O post de hoje, é uma matéria que encontrei faz um bom tempo no site OiToronto sobre custo de vida na cidade. Confiram abaixo a matéria publicada em janeiro do ano passado.


Desde que cheguei por aqui, passei a ser consultora para muitos amigos no Brasil, que me fazem todo o tipo de perguntas para saber se vale ou não escolher o país.
Bem, comigo foi assim: eu levei em conta mesmo foi o boca a boca, ou seja, a opinião das pessoas que já moraram fora, e por isso a primeira atitude que tomei foi conversar com a minha agência de viagem. Como quis fugir um pouco das agências tradicionais, preferi buscar uma empresa menor, que pudesse me dar o dobro de atenção. A conversa teve os tópicos mais variados, como o clima, estilo da cidade, estilo de vida, e a questão mais fundamental: dinheiro.
Como escrevi em meu segundo artigo no OiToronto, passei o primeiro mês em uma host family, mas a dica que recebi foi fechar um mês com a família e depois, se eu quisesse ficar mais tempo, era só conversar diretamente com a escola. No meu caso, cheguei com a intenção de encontrar alguém pra dividir o aluguel, como acontece com a maioria das pessoas que vêm para passar mais de um mês na cidade. Confesso que procurei muito até encontrar um lugar bacana, mas após algumas mudanças, eu posso dizer que encontrei.

Minha tabela

Depois de todas as pesquisas que fiz, agora tenho minha tabela particular. Pra morar ao norte de Toronto, você pode encontrar apartamento pelo preço de C$450 por mês. Perto das estações de metrô, os apartamentos são atrativos, mas quando são em lugares mais afastados, alguns bairros ficam mais perigosos, como o cruzamento da Avenida Finch com a Rua Jane. Fora isso, você pode encontrar casas mais novas e bem espaçosas ao norte da cidade, e neste caso, o preço acaba aumentando para C$700, já incluindo internet, água, luz, aquecedor e lavanderia.
Aquele valor de C$700 também vale para os apartamentos no centro da cidade (Downtown). Morar naquela área é bom, mas é sempre melhor quando se está próximo do metrô, porque certos problemas com que nos deparamos nos centros das cidades do Brasil, também poderão ser encontrados por aqui. Por isso, a dica é sempre algo próximo do transporte público e que não tenha que andar muito pelo centro à noite.
Há também a opção de alugar apenas o quarto de uma casa, o que é uma excelente opção para quem quer aprender inglês. Aqui é possível encontrar quarto pra alugar em casa típica canadense, e neste caso, os valores daqueles próximos ao centro e do metrô estão por volta de C$550. Estes são mobiliados e com tudo incluso (até TV). Só a comida não está incluída, é claro.
A maioria das casas que não são mobiliadas tem pelo menos fogão e geladeira. As ofertas são mais para aluguéis em basements (porões).
Existem sites que sempre servem de referência para a busca de um lugar para morar, entre eles CraigslistView-it e Kijiji.
Outros gastos que acabam sendo fixos pra muita gente são o transporte e alimentação. Em Toronto, pode-se comprar um passe mensal do transporte público que se chama Metropass, que atualmente custa C$121, mas pode ser utilizado quantas vezes for necessário. A comida (mantimentos pra casa) por chegar a um mensal de C$70. Em relação aos bares e restaurantes, a média de gasto que observei fica em torno de C$20 por vez.
Você encontra a matéria nesse link.
Se alguém tiver escrito ou lido posts (em blog ou site) parecidos com este, por favor, seria ótimo poder ler. Deixem links nos comentários. Isso dá uma boa ajuda, pelo menos para ter noção dos gastos.
E, pelo que me disseram, a diferença entre Toronto e Vancouver não é grande.
Au Revoir ! See u soon.
@SonhoComCanada

2 comentários:

  1. segundo meu prof de inglês...um canadense de Vancouver...se quiser encontrar um lugar cheio de oportunidades de emprego, Toronto é a melhor opção!
    e pra gnt recém-chegado, emprego será td...depois podemos mudar...
    por isso, Toronto, aí vou eu! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oie!!
    Obrigada e ótima semana para vc tb.
    Ah, essa foto desse lago é show de bola!
    Abraços
    Erika

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita ! Volte sempre !!